- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

11. Hachimitsu – Mel de Abelha

O mel é um dos dulcificantes mais conhecidos da humanidade. Diz-se que foi o primeiro adoçante usado pelas pessoas, sendo mencionado até na mitologia grega.

No mundo inteiro é amplamente conhecido, tanto que existe o ditado: “a história do mel é a história da humanidade”. No Japão também tem uma longa história, constatada inclusive na literatura clássica “Nihon Shoki”, onde o mel é mencionado como oferenda, durante o período Heian (794-1185).

No Brasil o mel é produzido em grande quantidade (10º lugar no mundo em termos de produção) e variedade, sendo conhecido por sua alta qualidade.


Eficácia

O mel é rico em nutrientes naturais e oferece grandes benefícios à beleza e à saúde.

Dentro da medicina chinesa, na classificação da Teoria dos Cinco Elementos (frio, fresco, normal/neutral, morno/úmido e quente), é considerado neutro.

Na classificação dos gostos (ácido, amargo, doce, picante e salgado), é obviamente considerado doce. A grande parte dos seus nutrientes são açúcares constituídos por frutose e glicose, que são absorvidos diretamente como energia, sem precisar sobrecarregar o corpo durante a digestão, fato que ajuda na recuperação da fadiga.

O mel vai muito além, tanto que é chamado de alimento perfeito, porque contém mais de 150 tipos de ingredientes como vitaminas (B e C), minerais, aminoácidos, enzimas e polifenóis.

É excelente para hidratar o corpo, podendo ser aplicado diretamente na pele. Deve ser usado ativamente no inverno, quando o ar fica mais seco.

É recomendado quando se tem perda de apetite ou cansaço, porque o seu efeito hidratante também aumenta a absorção digestiva e alivia dores de estômago e abdominais.

O seu uso não é exclusivo do inverno, como pode parecer. Durante a estação chuvosa e no longo verão, quando o calor tende a se acumular no corpo, de acordo com a medicina tradicional chinesa o mel auxilia na melhoria das condições adversas provocadas pelo calor e umidade no nosso corpo.

O mel é um alimento que pode ser consumido por pessoas de quase todas as idades, tanto homens como mulheres, com exceção das crianças menores de 1 ano, pois pode causar sintomas de intoxicação.

Além de tudo isso, o mel tem propriedades antibacterianas e tem sido usado desde a antiguidade como parte do tratamento para doenças de pele, cortes e queimaduras. É ainda considerado eficaz contra dores de garganta e estomatite.


Como alimento

O mel deve ser usado ativamente como adoçante natural.

Tanto o seu sabor como o seu aroma variam de acordo com o tipo da flor de onde a abelha recolhe o néctar, e isso nos possibilita desfrutar uma inumerável variedade de sabores. Os mais conhecidos são de: tangerina, acácia, astrágalo e castanha, além de lavanda e eucalipto. Tente se deliciar ao máximo, com diferentes nuances de sabor que encontrarem!

Usar mel no lugar de açúcar não só proporciona benefícios nutricionais, mas sua rica doçura realça o sabor de pratos e bebidas.

Observe que as vitaminas contidas no mel são sensíveis ao superaquecimento prolongado ou às altas temperaturas (acima de 60 graus Celsius), por isso recomendamos que deixe esfriar o alimento antes de misturá-lo ao prato desejado.

No Japão, os doces típicos que usam versões com mel em sua preparação também chamam a atenção, como yokan, kintsuba e dorayaki.

Bolo “kasutera” com mel. (Pão de ló Castella)

Agosto de 2024