- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

12. Hakumai (Uruchi-mai – arroz não glutinoso) – Arroz Branco

O arroz é um alimento básico e imprescindível, não só na mesa japonesa como também em toda a Ásia.
Esse cereal é produzido e distribuído mundialmente, inclusive fora da Ásia, e é considerado um dos três principais grãos do mundo, ao lado do trigo e do milho.
A Ásia é responsável por 90% da produção mundial de arroz. O Brasil, um grande produtor, figura em 9º lugar no ranking mundial deste grão (2021).
Neste artigo, o foco será o arroz branco tradicional, utilizado principalmente para preparar o arroz cozido, não o glutinoso. Analisaremos do ponto de vista da saúde alimentar e do preparo medicinal.


Eficácia

Dentro da medicina chinesa, na classificação da Teoria dos Cinco Elementos (frio, fresco, normal/neutral, morno/úmido e quente), o arroz é considerado neutro, e, dessa forma, tem a capacidade de equilibrar o frio e o calor do nosso corpo, melhorando essa sensação incômoda causada pelo aumento da temperatura corporal.
A vantagem do arroz ser de característica neutral é que, independentemente da idade, constituição ou estação do ano, é um produto muito seguro para o consumo. É por excelência um alimento consagrado, como básico ou principal.
Na classificação dos gostos (ácido, amargo, doce, picante e salgado), é considerado de sabor doce, possuindo propriedades de aliviar problemas digestivos, como perda de apetite, diarreia e vômito. Quando não estamos nos sentindo bem, faz sentido comer mingau ou sopa de arroz.
Contém amido e proteínas, além de gorduras e vitaminas, energizando e propiciando vários benefícios ao nosso corpo.

Como informação adicional, o arroz tipo glutinoso é classificado igualmente na categoria de sabor doce, entretanto, de acordo à classificação dos cinco elementos, ele é considerado quente e, portanto, com propriedades de aquecer o corpo. As pessoas sensíveis ao calor, ou propensas a acne ou eczema, devem evitar consumir esse tipo de arroz ou diminuir a sua quantidade.


Como alimento

O arroz branco, com seu sabor sutilmente adocicado, é utilizado em uma infinidade de pratos, visto que não só é consumido como alimento principal, mas também frequentemente usado como guarnição de pratos principais, similarmente à batata e ao milho.
Este grão permitiu criar uma culinária diversificada com raízes em todo o mundo. No Oeste e Sul da Ásia, cozinhar arroz com temperos e diferentes carnes é muito clássico. E, na Europa, os pratos típicos de arroz podem ser os conhecidos risoto italiano ou paelha espanhola.
Sobremesas e doces preparados com arroz cozido e leite ou leite de coco, são populares no Sul da Europa e no Sudeste da Ásia, bem como em toda a América Latina, inclusive no Brasil.
Do arroz branco se produz ainda a farinha de arroz, um ingrediente indispensável na confecção dos doces japoneses utilizados na Cerimônia de Chá. Joshinko, uma farinha de arroz de alta qualidade, feita de arroz branco não glutinoso, é um ingrediente para receitas de bolinhas doces (dango) ou biscoitos de arroz (senbei).
Aliás, shiratamako é a farinha de arroz glutinoso e se caracteriza pela textura macia.
Até recentemente, a farinha de arroz era feita em partículas mais ásperas ou grossas, sendo, portanto, considerada não adequada para pão ou outros produtos da confeitaria ocidental. Hoje em dia, em consequência também dos esforços das empresas de moagem, está sendo produzida uma farinha de arroz bem mais fina. Graças a essa tendência, agora vemos muitas oportunidades de encontrar pães e bolos fabricados com farinha de arroz.
Sabemos que, mundialmente, a demanda por alimentos sem glúten está em alta, com o arroz atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores. Em contrapartida, infelizmente no Japão o consumo de arroz branco vem diminuindo gradativamente, devido à onda de restrição de carboidratos nos últimos anos, entre outras causas.
Por que não consumir arroz, como uma excelente fonte de energia, e deixar de lado essa preocupação excessiva com seu teor de carboidratos? Vamos comer arroz em quantidade apropriada e assim manter nossa saúde em dia!

Novembro de 2024