12. TORI
鳥 (tori, chô) AVE, PÁSSARO
Há as grandes aves que voam livremente com as suas asas abertas na imensidão dos céus, há também aqueles pequenos pássaros que esvoaçam de um galho a outro em nossos pequenos jardins. No mundo inteiro, essa classe de animais alados integra uma parte muito importante na vida de todos nós, os humanos. A característica mais relevante é, certamente, que as aves abrem suas asas e podem voar. Porém, no decorrer da evolução das espécies, algumas aves deixaram de fazê-lo, como por exemplo avestruzes, pinguins, kiwis, entre outros.
Formação do kanji 鳥:
Observe no quadro o pictograma de uma ave nas seguintes quatro etapas de sua formação, até chegar ao ideograma atual.
Infelizmente, não é um pictograma de uma ave em voo, mas em terra, se bem que contém seus elementos característicos, como o bico sem dentes, asas com penas, e duas patas que demostram poder andar, além de voar.
Há aproximadamente 10.000 tipos de aves na atualidade, desde passarinhos a aves muito grandes, muitas das quais são amadas e vivem numa distância observável pelos humanos. Quem nunca reparou nas pombas e outras aves que fazem bandos nas praças, jardins, estações e demais lugares públicos?
Conhecem o pássaro símbolo do Brasil? Alguns podem imaginar que é a arara multicor, o tucano, ou o pequeno beija-flor, mas não é. É o sabiá-laranjeira, presente em quase todo o território nacional. A propósito, o pássaro símbolo do Japão é o faisão japonês.
Junho de 2021