Cenas Brasileiras 10. Cambucá
Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta rara mesmo em seu habitat natural, tem um crescimento lento e pertence à família das mirtáceas (myrtaceae).
Seu nome científico é Plinia edulis, mantém suas folhas durante o ano todo e seu tamanho varia de 5 a 12 metros de altura. De origem tupi-guarani, cambucá significa “fruta de mamar ou chupar”, porque é preciso sugar a polpa.
Os frutos tem de 4 a 7 cm de diâmetro, são arredondados e achatados nos polos. Tanto o fruto como a flor brotam diretamente no caule, assim como a jabuticaba, pois pertencem à mesma família. No entanto, o fruto é maior, de cor amarelo alaranjada. Pode ser utilizado na preparação de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores.
O cambucá possui nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina B3 e vitamina C. Dentre estes, o potássio auxilia os batimentos cardíacos a permanecerem regulares e contribui para mover os nutrientes para dentro das células, eliminando os resíduos. O fósforo é importante na formação de ossos e dentes, atua na utilização de carboidratos e gorduras do corpo e ajuda a formar proteínas para o crescimento, manutenção e reparação de células e tecidos.
Fevereiro de 2023