- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida também pelos nomes popular: cleome, beijo-fedorento, flor-aranha, sete-marias. Seu nome científico é Cleome hassleriana ou Cleome spinosa e pertence à família Cleomaceae.

O mussambê é uma flor arbustiva florífera, de ramagem ereta, ramificada e espinhenta, que cresce até 1,5 metros de altura. Seus cachos florescem da primavera ao fim do verão e são compostos por flores de diversos tons de rosa e branco. As flores incomuns tem estames e pétalas longas que se assemelham às aranhas, de onde vem o nome spider flower (flor-aranha). São perfumadas e atraem borboletas e beija-flores. As folhas, curiosamente, podem ser confundidas com as da maconha (Cannabis sativa).

As vagens com as sementes surgem após a polinização e podem ser observadas na parte inferior da haste floral.

Além de serem utilizadas para ornamentação, as espécies do gênero Cleome são muito usadas na medicina tradicional, sendo considerada um importante recurso genético vegetal. Possui propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas como o efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório, em neoplasias e infecções.

O mussambê é de fácil cultivo a partir de sementes e crescem com facilidade. Não são específicas quanto ao tipo de solo e preferem sol pleno. Em locais muito quentes toleram meia-sombra, porém a floração é menos exuberante.

No Japão, ao invés de flor aranha, o mussambê é conhecido como flor borboleta do Ocidente e foi levado para lá no início do período Meiji e, atualmente, em Hokkaido na cidade de Biei, na Colina Shikisai há um jardim panorâmico com essa flor e outras, que pode ser apreciado, sendo um local turístico famoso.

 

Colina Shikisai. Fonte:Trip editor

Novembro de 2023