Plantas do Brasil 14. Flor-de-maio, Cacto-de-natal.
Cacto originário da Mata Atlântica do sudeste do Brasil, a flor-de-maio, cujo nome científico é Schlumbergera truncata, cresce em rochas, troncos e galhos de árvores, e não possui espinhos.
As flores são de cor vermelha, branca, laranja, amarelo-pálido e possuem vários tons de rosa.
De acordo com o local e a data em que floresce, a flor-de-maio recebe nomes diferentes. No hemisfério sul é chamada de flor-de-maio ou cacto-da-páscoa e no hemisfério norte recebe o nome de cacto-de-natal. É também conhecida como flor-de-seda.
Ao serem polinizadas produzem pequenos frutos de um ou dois centímetros, que quando maduros adquirem uma forte coloração rosada ou vermelha.
A flor-de-maio pode chegar a 30 cm de altura, podendo ser cultivada até mesmo em vasos com 10 cm de diâmetro. Ela gosta de luz solar indireta e umidade. Pode ser borrifada regularmente ou colocada em um prato para vaso com pedrinhas úmidas. Isso é bem apropriado para os meses de inverno, pois o ar fica mais seco. Outro cuidado interessante é utilizar o chá verde, de preferência orgânico, como adubo, pois o chá possui vários nutrientes como minerais e antioxidantes, que ajudam no crescimento saudável da planta e na vitalidade das flores. Ferva as folhas de chá por 30 minutos e espere esfriar. Primeiro molhe a terra com água e depois com o chá, e borrife nas folhas.
Maio de 2024