- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil 15. Açaí

O açaí pertence à família Arecaceae, cujo fruto produz uma polpa chamada “vinho de açaí”, de cor violeta e sabor forte. Existem duas espécies: o açaí-solteiro ou açaí-da-mata, de nome científico Euterpe precatória e o açaí-de-touceira ou açaí-verdadeiro, cujo nome científico é Euterpe oleraceae. São palmeiras nativas da região amazônica e do estado do Pará.

 

Açaí-verdadeiro (Euterpe oleraceae). Foto: Su Justen / Shutterstock.com

O mais consumido atualmente é o açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro ou açaí, que chega a alcançar mais de 25 metros, com troncos de 9 a 16 centímetros de diâmetro. A produção de frutos é anual. As flores florescem o ano todo, mas são abundantes no período entre julho e dezembro. Quando o açaí está maduro tem consistência dura e a cor do fruto é preta. O fruto é disseminado por pássaros, macacos, pessoas e pela água. O “vinho” de açaí tem alto valor alimentício e por isso as crianças, a partir dos 6 meses de idade, ingerem a bebida como um costume tradicional, que é dada pelos pais. O Pará é o maior produtor de “vinho’ de açaí. Um açaizeiro produz 4 a 8 cachos por ano. Em 1999, a empresa Nikkei Fruta Fruta fez parceria com a Cooperativa Agrícola de Tomé-açu – CAMTA, o que possibilitou a industrialização do açaí. Dessa forma, agilizou-se a distribuição do açaí por todo o país e deu início à exportação.

Além da bebida e da polpa, o açaizeiro também produz o palmito. Já existem comunidades trabalhando para produzir o fruto e o palmito de modo que não sejam extraídos de forma predatória.

 

Sementes/frutos de açaí. Foto: Alexander Ruiz Acevedo / Shutterstock.com

Rico em nutrientes, o açaí possui: polifenol, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas: E, B1 e B2, fibras, ácido oleico (ômega 9), ácido alfa-linolênico (ômega 3), ácido fólico e 18 tipos de aminoácidos. O polifenol contido em 100 gramas de açaí é de 4,5 gramas, sendo quatro vezes mais do que o cacau e 18 vezes mais que o blue berry. Além disso, contém antocianina, uma substância antioxidante que lhe confere a cor arroxeada.

 

Açaí na tigela, com banana e granola. Foto de Scott Sinclair.

Aproveita-se tudo do açaizeiro. A madeira na construção, as folhas na cobertura de casas, as fibras das folhas para tecer chapéus, esteiras e cestas, o cacho seco para vassouras e adubo orgânico, e quando queimado serve para repelir insetos com a fumaça.

Setembro de 2024