Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier
Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após se encontrar com Anjirô, o primeiro japonês a se converter ao cristianismo e que foi batizado por Xavier com o nome de “Paulo de Santa Fé”, despertou o desejo de difundir a religião cristã no Japão. Em 1549, parte para o Japão juntamente com Anjirô, e aprende a língua e os costumes.
São Francisco Xavier é um vilarejo do município de São José dos Campos, localizado a 53 km do centro da cidade e a 149 km da cidade de São Paulo. É um vale rodeado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira com muitas rochas, cachoeiras, rios, trilhas, fauna e flora. É também uma área de preservação ambiental onde vive o macaco muriqui, que chega a pesar 15 kg.
Muitas pessoas se mudaram para lá em busca de qualidade de vida e investiram em pousadas charmosas e bons restaurantes, o que atrai muitos turistas. Tem opções de turismo ecológico, gastronômico, cultural e de aventura. Há vários mirantes e cachoeiras. O mirante Pedra de São Francisco oferece uma visão em 360° de cima de uma enorme rocha, de onde se avista toda a Serra da Mantiqueira. É muito impressionante!
Para visitar as cachoeiras é preciso caminhar por trilhas dentro da mata e em alguns trechos tem subida e descida que dificultam, um pouco, o acesso. A cachoeira Pedro Davi é uma das mais belas e com volume maior de água.
Essa propriedade possui uma cachoeira particular e vários pés de cerejeira, que dão um colorido especial à paisagem.
Novembro de 2022