- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Bumba-meu-boi

Boi-bumbá de Parintins (Amazonas)

O Bumba-meu-boi ou Boi-Bumbá é comemorado no dia 30 de junho com diversas celebrações pelo país.
A festa é uma manifestação típica do folclore brasileiro; abrange tradições africanas, indígenas, europeias, e principalmente, as festas religiosas católicas e ao período de festas juninas.
A palavra “Bumba”, do nome Bumba-meu-boi é o som da pancada do chifre do boi, ou seja, Chifra meu boi. Onde o boi é a personagem principal da festa.
O enredo da dança do Bumba-meu-Boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por língua de boi, matou o gado de estimação do senhor de engenho. Quando o senhor descobre a morte, convoca pajés e curandeiros para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.
Embora registrado pela primeira vez em Pernambuco no século dezoito, as maiores festas são nos estados do Maranhão e Amazonas.
A festa do Bumba-meu-Boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Atualmente, existem quase cem grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão subdivididos em sotaques. Cada sotaque tem características próprias que se manifestam nas roupas, nas escolhas dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias.

 

Bumba-meu-boi (Maranhão)

Maio de 2017