Finados
O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro.
O dia de “Todos os Santos” (primeiro de novembro), é celebrado em honra de todos os mártires. E o dia 02 é dedicado aos fiéis finados.
O Monge Benedito Odilo (ou Odilon), em Borgonha, instituiu a obrigatoriedade de rezar pelos mortos em 02 de novembro de 998.
No feriado de finados, milhões de brasileiros cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores e velas e rezarem pelos entes queridos. São 22 cemitérios municipais na cidade de São Paulo. Em toda a capital são 41 Cemitérios e um crematório.
Os três Cemitérios públicos que apresentam esculturas assinadas por artistas famosos são o Consolação, Araçá e São Paulo.
O Cemitério da Consolação é o mais antigo da cidade de São Paulo, foi fundado em 1858, abriga nomes como a da pintora modernista Tarsila do Amaral, o presidente da República Washington Luís e a da Marquesa de Santos.
O Cemitério da Vila Formosa, é o maior da América Latina, ocupa uma área de 763. 175 metros quadrados.
No Cemitério do Morumby, em São Paulo, encontra-se a sepultura de Ayrton Sena, tricampeão Mundial de Fórmula 1.
O único cemitério japonês da América Latina, localiza-se na cidade de Álvares Machado, oeste paulista. Atualmente foi tombado pelo Patrimônio Histórico através do Condephat.
Uma bela canção escrita por Richard Strauss tem o nome Allerseelen (Dia de Finados). Uma prece oferecida a todas as almas.
Novembro de 2017