Páscoa (Easter)
O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa, que vem do latim Pascae e do grego bíblico Paska. Porém, sua origem mais remota é o termo Pesach, do hebraico.
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é comemorada no primeiro domingo de lua cheia, depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte, ou então depois do equinócio de outono no Hemisfério Sul.
A Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são as datas mais festejadas no Brasil. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, ocorrem tanto nas grandes cidades como nos povoados mais remotos.
Na sexta-feira Santa ou da Paixão de Cristo, rememoramos a crucificação de Jesus Cristo. Muitos cristãos fazem jejum neste dia, e evitam o consumo de carne. Um dos principais pratos típicos é o bacalhau.
Na Semana Santa, ocorre o maior teatro a céu aberto do mundo: A Paixão de Cristo é encenada na cidade de Brejo da Madre de Deus, no interior de Pernambuco. Em um espaço de 100 mil m² foram criados nove cenários para mais de vinte cenas sobre a vida de Jesus, seus últimos momentos no calvário e sua ressurreição.
Na Páscoa, os brasileiros se presenteiam com ovos de chocolate ou colomba pascal, que é um pão doce com frutas secas com formato de pomba, que significa a paz entre os homens.
As crianças pequenas acreditam que os ovos de Páscoa são trazidos pelo Coelho da Páscoa. Os ovos são deixados em “ninhos”, ou em cestos escondidos na véspera do Domingo de Páscoa, quando as crianças encontram os seus “tesouros “.
Abril de 2016