Plantas do Brasil – 2. Lágrima de Cristo
A série “Plantas do Brasil” está de volta!
A partir deste ano retomaremos esta página.
O título “Plantas do Brasil” nos remete às plantas nativas do nosso país, mas a quantidade existente não é assim tão relevante. Contudo, o clima e o solo do Brasil propiciam o cultivo da maioria das plantas do mundo inteiro, e proporcionam um deleite maravilhoso com a variedade de flores, que desabrocham o ano inteiro em cada estação.
Dentre elas pode haver as que sejam adequadas para a chabana. Vamos experimentar e apreciar?
Apresentaremos hoje a planta “Lágrima de Cristo”.
É uma planta trepadeira originária da África, que encontrou no Brasil um clima semelhante ao de sua terra natal e propício ao seu desenvolvimento. Suas folhas são ovaladas, verde-escuras e possui nervuras aparentes. As flores têm um formato peculiar e, provavelmente algum botânico ligou a forma delas ao possível formato das lágrimas de Jesus Cristo durante a crucificação. É formada por cálices brancos que sustentam as pétalas vermelhas. Há também as que possuem os cálices rosados.
Seu nome científico é Clerodendrum thomsoniae, que em grego significa “árvore do destino”. Pertence à família angiospermae, mas antes foi considerada da família verbenaceae. No Japão é conhecida como Genpei Kazura, cujo nome faz alusão à batalha entre os clãs Minamoto, cuja bandeira era na cor branca, e Taira, bandeira vermelha.
Não tolera geadas e mudanças bruscas de temperatura, sendo indicada para regiões com temperaturas amenas e com alta umidade relativa do ar. Caso não haja umidade o suficiente, as regas precisam ter frequência diária, principalmente, em dias quentes.
A lágrima de cristo floresce o ano todo, principalmente na Primavera e no Verão. É perfeita para compor cercas vivas em treliças e grades, jardins suspensos em pergolados e até em vasos pendurados.
Fevereiro de 2021