- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Uguisu-mochi

No início da primavera ainda remanesce o frio do inverno, as flores das ameixeiras japonesas começam a florescer e os rouxinóis iniciam o seu canto. O “uguisu-mochi” (うぐいす餅 lit. mochi rouxinol) tem este nome em homenagem ao pássaro conhecido como aquele que anuncia o prenúncio da primavera.

Este doce é produzido com uma massa translúcida de farinha de arroz refinado (gyûhi 求肥) envolvendo uma pasta de feijão doce (anko), num formato ovalado, mas com as duas pontas levemente achatadas, e polvilhadas com farinha de soja verde chamada “pó de rouxinol” (uguisu-ko うぐいす粉). Este wagashi representa a forma e a cor do rouxinol, mas recentemente começaram a misturar folhas de “yomogi” (Artemísia japonesa) para dar-lhe uma cor esverdeada, ou polvilham somente a farinha de soja kinako, apresentando-se, assim, em diferentes variedades.

Dizem que a origem deste doce foi quando Toyotomi Hidenaga convidou o seu irmão mais velho, Toyotomi Hideyoshi, para uma cerimônia do chá e mandou fazer esse wagashi, o qual Hideyoshi apreciou bastante, batizando-o de “uguisu-mochi”.

Uguisu-ko é cheiroso e leve, a massa de gyûhi é macia, derrete na boca, combinando bem com a pasta de feijão doce. O verde claro faz lembrar as folhas tenras; tornando o uguisu-mochi o wagashi que nos faz sentir a vinda da primavera.

Fevereiro de 2018