O Ano Novo (Shôgatsu正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um novo ciclo com decorações, eventos e culinárias típicos de Ano Novo…
leia mais ...
Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da China antiga. Já a presença do hashi no Japão surge no registro histórico Gishi Wajin-den (魏志倭人伝 Wèizhì Wōrén-chuán), um capítulo do Tratado Histórico dos Três Reinos (三國志 Sangoku-shi/ Sānguó-zhì), escrito na China no final do século III, que também é a primeira menção histórica do Japão (chamado no documento de reino de Wa). Também há menção ao hashi no primeiro tratado mítico-histórico nativo do Japão, o Kojiki (古事記), do século VIII…
leia mais ...
É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além de um capuz ou gorro (eboshi 烏帽子), segurando uma vara de pesca na mão direita e um grande peixe pargo na mão esquerda…
leia mais ...
O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou bon (formas abreviadas do evento budista urabon’e), pode ser traduzido como “festa das lanternas”…
leia mais ...
A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul. Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…
leia mais ...
Ooharae (a grande purificação) é um evento [xintoísta] para eliminar as impurezas do corpo, que se realiza anualmente no último dia dos meses (misoka) de junho e dezembro. Tornou-se uma prática comum na época do imperador Tenmu 1300 anos atrás…
leia mais ...
O sal é um cristal, que tem cubos incolores de cloreto de sódio como componente principal. Em todo o mundo, o sal pode ser obtido através do sal- gema ou por evaporação solar…
leia mais ...
O japonês é um povo que sente a chegada da primavera através da contemplação das flores (hanami).
Diz-se que Deus habita as árvores de cerejeira (sakura) e adquire-se mais saúde ao tocá-las no auge de sua floração. Inspirar o fósforo e enxofre que se encontram no pólen da sakura é uma forma de combater a fadiga…
leia mais ...
GOENDAMA (Moeda de cinco ienes)
No japonês há um trocadilho com as palavras homófonas goen (cinco ienes) e goen (destino; possibilidade); por isso, quando se tem algum desejo ou pedido a fazer, deposita-se na caixa de oblações dos santuários ou guarda-se na carteira com o desejo de ter sempre dinheiro…
leia mais ...
Setsubun (Sebbun, Sechibun), literalmente: “dividir as estações”, época da passagem das estações, é anterior ao primeiro dia da primavera (risshun), do verão (rikka), do outono (risshû) e do inverno (rittô), porém, atualmente, designa apenas o dia que antecede ao início da primavera (em torno dos dias 3 e 4 de fevereiro).
leia mais ...
A palavra kuji (previsão) precedida pelos ideogramas “o” e “mi” torna-se um termo respeitoso e sagrado conforme indicam seus ideogramas「御神籤」- omikuji (predição sagrada).
Nos santuários xintoístas ou nos templos budistas obtêm-se estas predições “kuji”.
leia mais ...
No Japão, saúdam-se amigos e conhecidos com um cumprimento (ojigi). No cotidiano é realizado casualmente, mas este costume é diferente no Oriente e Ocidente…
leia mais ...
O evento “shichigosan” [lit., sete, cinco, três] é realizado no dia 15 de novembro, quando meninos e meninas de três anos, meninos de cinco anos e meninas de sete anos visitam o santuário para comemorar seu crescimento…
leia mais ...
Refere-se ao nono dia do nono mês, chamado também de chôyô no sekku, (lit. festival chôyô) e é conhecido como jûku devido à repetição do número nove.
Na China conceitua-se o número ímpar como um número favorável, assim, pelo fato de repetir o número “nove”, o nono dia do nono mês é considerado um dia muito auspicioso…
leia mais ...
Aplauso e bater palmas são [atos] para produzir som ao juntar as palmas das mãos uma à outra. [Em japonês escreve-se 拍手, mas dependendo da situação lê-se: hakushu cujos ideogramas significam “bater” e “mão” ou kashiwade (“carvalho” e “mão”)]…
leia mais ...