HINA MATSURI – Festival das Meninas (ou Festival das Bonecas)
――― TRANSFERÊNCIA DE IMPUREZAS PESSOAIS PARA BONECOS ―――
O dia 03 de março é o dia das Meninas.
Essa data é comemorada enfeitando a casa com o conjunto de bonecos que representam a Corte Imperial (hina ningyô) com oferendas de hina arare (biscoitinho à base de mochi ou de soja torrada, envolto com açúcar colorido), hishimochi (doce de arroz glutinoso mochi cortado em losango, superposto em camadas nas cores rosa, branco e verde) e shirozake (bebida doce feita de mingau de arroz fermentado).
O hina matsuri é um dos cinco festivais sazonais introduzido da China, e sua origem está no festival jôshi no sekku (terceiro dia do terceiro mês).
A palavra jôshi refere-se ao dia da “serpente” no inicio do terceiro mês. Neste dia se purificava o corpo com o banho de água fria e tomando sake.
Este é um sincretismo e costume de purificação no Japão. Realizava-se também no Japão o banho de água fria e iniciou-se o costume de fazer a figura humana em forma de boneco, que substitui a pessoa a ser purificada. Os bonecos eram colocados para flutuar em barquinhos no rio. Pode-se dizer que isto é o modelo original do nagashi-bina, ritual de flutuar os bonecos no rio durante a celebração de março.
Posteriormente, os bonecos tornaram-se muito luxuosos e caros, saindo de uso este costume, sendo dispostos só como decoração. Originalmente, a função dos bonecos era receber os infortúnios da pessoa que se desejava purificar. Desde então, parece ter surgido o hábito de dizer “se você não arrumar de imediato o conjunto de bonecos hina ningyô, o seu casamento irá tardar”. (referencia: trad. do livro japonês “Nihon no shikitari ga yoku wakaru hon”)
** Como no Brasil é difícil sentir as variações sazonais, existem lugares que expõem os hina ningyô o ano todo, perdendo-se assim o seu significado original.
Março de 2015