KAMIZA – SHIMOZA
O tema desta vez é o conceito de posições de honra: kamiza e shimoza, originárias da delicadeza e sensibilidade dos japoneses pela etiqueta quanto à posição e à ordem.
Pode-se dizer que cortesia e boas maneiras são sabedorias da humanidade para poder viver mutuamente de um modo harmônico. Por isso, como norma de etiqueta é importante a posição e a ordem, expressas nos termos japoneses para sinalizar o lugar nobre ou o melhor lugar (kamiza) e o lugar secundário (shimoza). Em termos gerais, o kamiza é o lugar mais longe da entrada e o antônimo, shimoza, é o lugar mais perto da entrada. No caso da sala em estilo japonês (washitsu):
O kamiza ou lugar nobre ou de honra é o próximo ao tokonoma.
*Olhando para a história do toko, a forma de expor os objetos ao estilo shoin do período Muromachi, o tokonoma estava a um nível mais alto que o chão e nesse espaço era colocado o mitsugusoku conjunto de três objetos colocados na frente do altar de buda: incensório, vaso de flores, candelabro e pintura budista.
Por ser o toko um lugar sagrado, foi considerado como kamiza, o lugar mais calmo e mais distante da entrada.
O kamiza na sala em estilo ocidental (sala de estar):
No caso de um sofá e poltrona, o kamiza é o lugar mais longe da entrada.
E quando se tem uma pintura pendurada, a posição é aquela que permita olhar o quadro de frente.
No caso de táxis, elevadores, aviões, trens:
O kamiza é atrás do motorista, no lugar mais longe da porta e ao lado da janela, respectivamente.
Em salas de reuniões e restaurantes chineses (mesa redonda):
Os assentos do presidente e dos mais próximos a ele estão no kamiza, ou seja, o lugar mais afastado da entrada.
E em mesa redonda, o kamiza é também o assento mais afastado da entrada.
Além de tudo o que foi exposto anteriormente, pode-se dizer que o conceito de kamiza e shimoza vai além de uma ordenação em um espaço físico, inclui também o sentimento de hospitalidade ao visitante, o respeito à pessoa idosa, à pessoa de cargo mais alto e, sobretudo pode diferir dependendo do país.
Julho de 2015