- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

TANGO NO SEKKU – FESTIVAL DOS MENINOS

No Quinto dia do Quinto mês

A palavra “tango” significa “o dia do cavalo no início do mês”.
A origem desta celebração é na China antiga, no evento chôgo 重五 (lit. significa “o quinto se repete”), no qual purificavam-se dos infortúnios. Antigamente, para limpar-se das maledicências espetavam no telhado a íris (shôbu) e artemísia (yomogi), tomavam banho quente aromatizado com folhas de íris (shôbu-yu) e comiam os doces kashiwamochi e chimaki.

Acredita-se que por volta do período Edo, a celebração do tango (tango no sekku) foi mudado para “Festival dos Meninos”. [Na língua japonesa existem três palavras relacionadas com esta data, que têm a mesma pronúncia, mas ideogramas e significados diferentes]. Assim, shôbu 菖蒲 é a íris e simboliza a bravura, relacionada com o shôbu 尚武 de espírito belicoso (respeito pelas artes marciais) e com o shôbu 勝負 de jogo, de vitória e derrota; por isso ainda há o costume de decorar a sala com os bonecos de guerreiro com o desejo de sucesso na vida dos meninos e hastear flâmulas em forma de carpas voadoras para celebrar o crescimento deles.

 

KOI NOBORI – Flâmulas em Forma de Carpas Voadoras

鯉のぼりO koi nobori é hasteado seguindo uma ordem.

A forma comum de decorar a ponta do mastro é usando uma esfera rotativa no topo e os cata-ventos com flechas por baixo, para convidar a divindade e ao mesmo tempo tem o efeito de amuleto. Em seguida, seguindo a ordem de cima para baixo, vem a biruta de vento ou flâmula de fitas coloridas – azul, vermelho, amarelo, branco, preto – cinco cores que representam os cinco elementos da teoria do ying e yang e que tem o poder de purificar os espíritos malignos. Além disso, o dragão não consegue se aproximar, mesmo que quisesse comer a carpa, pela aversão que sente à biruta de vento.

Depois seguem as carpas que representam a família, a carpa negra é o pai, a carpa vermelha a mãe, e por último, os filhotes de carpa são os filhos.

Maio de 2015