Nosso tema de hoje será o tecido chamado Môru. Acredita-se que a palavra deriva do português Mogol, referindo-se ao império Mughal da Índia, ao qual se atribui a técnica. Os fios do Môru são compostos por um núcleo de seda que é envolvido delicadamente por fios de ouro e prata…
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Hoje apresentaremos a variedade de tecido denominada Shôha 紹巴. A técnica do Shôha é um exemplo de tecelagem figurativa, isto é, formando padrões. Sua característica distintiva é o uso de linhas de trançado forte em ambos os sentidos do tear (na trama e na urdidura)…
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Na continuação de nossa introdução aos tecidos Nishiki, apresentaremos mais três padrões kireji de renome…
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Nishiki 錦 é um termo geral para brocados compostos por fios coloridos e contrastantes, em duas ou mais cores distintas, com as quais se traçam padrões figurativos. Se as figuras são tecidas com o fio da trama (horizontal), dá-se ao brocado o nome Nuki-nishiki 緯錦 (“Nishiki de trama”); e se a padronagem emprega ao contrário a urdidura, denomina-se Tate-nishiki 経錦 (“Nishiki vertical”). Graças ao uso figurativo tanto de trama quanto da urdidura, o Nishiki permite bastante liberdade na elaboração dos motivos; e, quanto maior o número de fios coloridos distintos, tanto maior é sua exuberância. Este método de tecelagem resulta ainda em um material deveras grosso, que passa ao toque uma sensação sólida, substancial…
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Rikyû Kantô 利休間道
Este tecido é feito seguindo uma padronagem de pequenas formas geométricas, em branco sobre azul-marinho, repetidas quase como um xadrez. As formas lembram uma revoada de tarambolas (japonês chidori 千鳥), donde o nome japonês deste desenho, chidori-gôshi 千鳥格子 (o padrão assemelha-se ao tecido pied-de-poule ou “pé de galinha” francês). Tanto a trama quanto a urdidura são em fios de algodão (o tecido kireji chamado Jôô-Kantô 紹鴎間道 parece bastante com o Rikyû visualmente, mas é feito em fios de seda)…
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Julgando pelos caracteres, o nome em japonês deste tecido, Kantô ou Kandô 間道, parece sugerir um sentido como “caminho atravessado, passagem”. Quiçá não seja um nome muito claro, mas o padrão de brocado a que se refere é bem simples: listras, sejam elas horizontais, verticais ou enxadrezadas…
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Este mês daremos sequência à nossa exposição sobre os tipos de tecido kireji em brocado de fio de ouro, kinran. Como vimos nas duas edições anteriores, a luxuosidade suntuosa do kinran faz com que ele tenha sido admirado amplamente desde a antiguidade. Por isso, julgamos que seria interessante continuar neste tópico com uma terceira parte, a fim de apresentar mais alguns motivos de renome…
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Continuando o tema do mês passado, hoje introduziremos mais padrões decorativos kireji em brocado de ouro, kinran, considerando sua origem e motivação estética…
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Nosso próximo assunto será o brocado kinran (金襴), tecido com fios de ouro. Estudaremos as características desta técnica de tecelagem, e alguns motivos kireji dela representativos…
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Dando sequência ao artigo anterior, apresentaremos agora alguns dos grandes nomes da tecelagem com ligamento (padronagem) no estilo damasco, ou donsu 緞子…
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Faremos aqui uma introdução ao kobukusa 古帛紗, o lenço de seda pequeno que, na sala de chá estilo Urasenke, é usado principalmente para se servir o chá ao convidado ou convidada, apoiando-se sobre ele a tigela chawan. Discutiremos sobre o tradicional tecido de seda com o qual se faz um kobukusa, o chamado kireji 裂地, sobre sua história, e apresentaremos algumas das várias técnicas de tecelagem e padronagem….
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