Materiais da Natureza – Washi II
Continuando o tema da vez anterior, apresentaremos o uso do papel japonês (washi).
DIVERSOS USOS DO WASHI
DIVISÓRIAS CORREDIÇAS (shôji 障子 e fusuma 襖)
Nas casas japonesas usam-se divisórias corrediças com estrutura de treliça de madeira coberta de papel a diferença encontra-se no papel, a mais representativa é aquela coberta com papel translúcido (akarishôji 明かり障子). O papel para shôji utilizado é o washi que permite a iluminação natural. O fusuma usa em ambos os lados da estrutura o papel mais grosso e opaco era também chamado de fusumashôji 襖障子.
DIVISÓRIA MOVÍVEL (tsuitate ついたて e furosakibyôbu 風炉先屏風),
O tsuitate é um móvel colocado para dividir o espaço no interior da sala ou quarto ou na entrada. No caso da Cerimônia do Chá usa-se o “furosakibyôbu” (風炉先屏風), um biombo baixo de 2 folhas. Ele é colocado ao lado do braseiro e caldeira, desempenha o papel do kekkai, objeto delimitador de espaço: divide o tatame dos utensílios e o dos convidados.
ENCADERNAÇÃO DE LIVRO AO ESTILO JAPONÊS (wahon 和本) – CADERNO ESCRITO OU PARA ESCREVER (sôshi 双紙) – PAPEL DE ANOTAÇÕES (ippinsen 一筆箋)
Em meados do período Heian, o washi era usado cotidianamente para escrever histórias, diários e poemas. O papel de anotações é um papel japonês de carta, de boa qualidade e macia para escrever algumas linhas.
GUARDANAPO DE PAPEL (kaishi 懐紙)
É um papel que se dobra para colocá-lo na parte interna do kimono, acima do obi, é usado para escrever poema waka (和歌) e poesia coletiva renga (連歌). Dentro do Chadô é usado pelos convidados para se servirem dos doces.
ROLO DE PINTURA OU CALIGRAFIA PARA PENDURAR (kakejiku 掛軸) E MONTAGEM (hyôsô 表装)
A parte central (honshi 本紙) montada do kakejiku onde foram escritas as letras ou o desenho é feita de washi.
PAPEL DE CALIGRAFIA (hanshi 半紙)
É o papel usado na arte da caligrafia, o tamanho do washie de 24 a 26 cm de altura e de 32,5 a 35 cm de largura.
LIVRO-CAIXA DE CONTAS (daifukuchô 大福帳)
Caderno que registra com detalhes a venda e compra com clientes.
GUARDA-CHUVA (kasa 傘), CAPA (kappa 合羽)
O washi é um papel forte, quando processado com fruto de caqui, ágar-ágar, óleo, laca, cola de konnyaku, torna-se ainda mais forte e melhora a impermeabilidade. Ele é usado também para fazer guarda-chuva de estilo tradicional (wagasa 和傘) e capa de chuva (amagu 雨具).
LANTERNA DE PAPEL (chôchin 提灯)
As lanternas de papel com impermeabilização eram necessárias quando saíam à noite.
Usam-se nos festivais, cerimônias, oferendas a Buda, publicidade, decorações, celebrações, etc.
KIMONO E ROUPA OCIDENTAL DE PAPEL
O kimono feito de washi colado chama-se kamikoromo (lit. vestimenta de papel 紙衣), neste tipo de kimono o papel ao invés de ser costurado é colado.
Também há o kimono feito com pano de papel. Corta-se bem fino o washi, entrelaça os fios de papel aos fios de seda, assim serão tecidos para formar um pano de papel (shifu 紙布).
ARTESANATO FEITO COM WASHI
- Castiçal: é a base para colocar a vela.
- Luminárias: O famoso designer Isamu Noguchi criou a coleção “Akari” (lit. luz) com cerca de 200 peças usando o washi para suas luminárias.
- Cadeira (cadeira de jantar): O washi tem como matéria prima a casca de árvore cujas fibras são fortes e firmes. A superfície do assento é feita de barbante de papel washi torcido, ela é suave e confortável ao se sentar.
LEQUE DOBRÁVEL (sensu 扇子), LEQUE REDONDO NÃO DOBRÁVEL (uchiwa 団扇)
O papel washi é usado na superfície destes leques.
Fevereiro de 2018