Terminada a estadia no Brasil, a nova etapa da minha vida, de volta ao Japão, iniciou-se na cidade de Himeji 姫路 (Província de Hyôgo). Nem meu marido nem eu conhecíamos este lugar. Falando daqui, com certeza irão associar o nome ao famoso castelo Himeji…
leia mais ...
No momento, mudei-me para o Brasil por causa do trabalho do meu marido e, atualmente, moro no Rio de Janeiro. Antes, quando eu morava em Dubai, por causa da transferência do meu marido, pertencia ao Chadô Urasenke de Dubai e dava orientação nas sessões de prática (Okeiko), na sala de chá “Ryokusui-an” (緑水庵), em Abu Dhabi. Gostaria de escrever as memórias desse período…
leia mais ...
Visitar a Europa é abrir-se à possibilidade de voltar ao passado, no que o ocidente tem de mais emblemático. É ter a chance de relacionar-se com o novo e o velho, ao mesmo tempo! Ali, como em tantas partes do planeta, as marcas do tempo contam histórias e guardam também muitos segredos…
leia mais ...
Uma viagem que marcou especialmente a minha memória, na época em que morei no Brasil, foi ir ao Marrocos, no norte da África. Viajar desde o Japão rumo a um lugar tão longínquo seria um périplo e tanto, no entanto, quando escutei que tinha um voo direto de São Paulo para este país, não duvidei em ir…
leia mais ...
Em Aoyama, um bairro central de Tóquio e não muito longe da minha residência, fica o museu particular Nezu. Todos os anos, nesta época, o museu coloca em exibição a obra considerada um tesouro nacional chamada “Kakitsubata-zu 燕子花図”, flores de íris desenhadas em biombo, do pintor Ogata Kôrin…
leia mais ...
No Japão é temporada de undôkai (gincana esportiva). Estamos na estação em que já acabaram aqueles dias abafados, de sol ardente e começa a soprar aquele vento refrescante, com as folhas das árvores transformando-se em cores de outono…
leia mais ...
FRAGRÂNCIAS DA ARÁBIA – Deixei o Japão em 2011 e depois de iniciar-me no Chadô na sala de chá da Urasenke de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Oriente Médio, continuei a praticar no Centro de Chado Urasenke do Brasil, retornando ao Japão em março após seis anos…
leia mais ...
Pessoal, como vocês estão? Já se passou um ano desde que retornei ao Japão. Como de costume, tenho levado um dia a dia atarefado, mas, como parte das Notícias do Japão, desta vez falarei sobre uma exposição sobre Zen ocorrida em Kyoto e Tokyo…
leia mais ...
No final de março as flores de cerejeira começam a florescer em cinco minutos. Minhas felicitações ao representante oficial no Brasil da Fundação Urasenke do Japão, à “Caravana ao Japão para Rikyû-ki Chakai 2016” chefiada pela professora Augusta Kiyomi (Sôsei) Takeda e aos demais participantes que vieram a Kyoto de tão longe, uma viagem um tanto árdua…
leia mais ...
A cidade ribeirinha de Registro tem sua história intimamente relacionada à imigração japonesa, e também fica em região produtora de chá. Gostaria de delinear as atividades da cerimônia do chá (chadô) presentes em nossa localidade…
leia mais ...
Há trinta anos teve um chakai em Maringá quando o mestre Sôkei Hayashi ia a Londrina e Maringá como instrutor nas sessões de prática.
Em 1987, no quadragésimo aniversário da cidade de Maringá, foi realizado o “15º Congresso Nacional da Urasenke”…
leia mais ...
Boa tarde de Dubai!
Penso com carinho nas sessões de práticas rigorosas e nos eventos e atividades mensais do Centro de Chadô. Agora estou morando em Dubai…
leia mais ...
Que rápido passou, já faz um mês desde meu retorno do Brasil. Minha vida em Tokyo já está mais calma, retomei as práticas de chá (okeiko) e sinto-me feliz toda vez que vou. Bem, em meados de novembro, com o inverno se aproximando, voltei a minha cidade natal, Kanazawa, na Província de Ishikawa, e visitei um lugar que tem relação com chá, o qual gostaria de compartilhar com vocês…
leia mais ...
Caros amigos brasileiros, como estão? Passaram-se nove meses desde que voltei ao Japão. Finalmente já me acostumei à vida no Japão e também ao chadô, que recomecei devagar…
leia mais ...
Vivendo por cerca de seis anos e meio no Japão; além de ser um país de pequeno território, é peculiar pela mudança nas quatro estações, que nos apresentam uma sequência de emoções e novas surpresas tanto na cultura quanto na língua, e também nas diferenças regionais…
leia mais ...