- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

30 Anos do Colégio Oshiman

No dia 23 de setembro, a partir das 19h00, realizou-se no Clube Monte Líbano a Cerimônia Comemorativa dos 30 anos da fundação do Colégio Oshiman. Embora seja uma escola credenciada no Brasil, ela incorpora a cultura japonesa em suas aulas, incluindo arranjos de flores, cerimônia do chá, caligrafia, cerâmica, percussão (taiko) e muitas outras disciplinas, proporcionando uma ampla gama com a finalidade de cultivar a sensibilidade estética aos seus alunos.

Quando as aulas começaram, os professores Sôkei e Sôen Hayashi levavam consigo oito esteiras para cada aula. Por muitos anos a professora Sôsei Fujihira serviu como instrutora e, mais tarde, as professoras Sômi Ikeda, Sôsetsu Masuda, Sôyô Maki, Sôka Asakawa se uniram para dar as aulas. Atualmente os professores que estão instruindo no colégio são Carmen Sôka, Sôyû Yokobatake, Gleise de Campos Scabio e Sôichi Hayashi.

Excepcionalmente para uma escola credenciada, a escola também inclui ensino da língua japonesa e, uma vez a cada dois anos, a escola organiza um grupo para visitar o Japão e visitar a escola principal de Urasenke.

Desta vez, para comemorar o 30º aniversário da fundação do Colégio Oshiman e a entrega do prêmio do Ministro das Relações Exteriores, foram enviados telegramas e flores de felicitações do Japão pelo Grão-mestre emérito Sen Genshitsu Iemoto e o Grão-mestre Sen Genshitsu.

 

Novembro de 2023