SÔTANKI
Em 24 de novembro de 2019 deu-se a Cerimônia em Memória do Grão-Mestre Sôtan (Sôtanki 宗旦忌), na Sala de Chá Hakuei-an.
Com o discurso de abertura do Sr. Renato Ishikawa, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, teve início o evento, que contou com a presença de convidados como a Prof.ª Sôshun Ogata, de Londrina, e a Prof.ª Sômi Matsubara, do Rio de Janeiro. Também participaram outras pessoas vindas de Guatapará e Mogi das Cruzes.
O chá em memória do Grão-Mestre Sôtan (Kucha) foi oferecido pelo Prof. Klécio Sôwa Santos, auxiliado pela Prof.ª Haruko Sôsei Ogasawara. Em seguida, o Mestre Sôichi Hayashi, representante oficial da sede matriz da Urasenke, deu início à Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi, onde concedeu licenças a aproximadamente 30 praticantes e outorga do Junkyôju, licença de professoras associadas, a Iumi Sôyu Yokobatake e Norma Sôkei Perez.
Depois disso, o evento transcorreu em três salas.
Na sala de oito tatames executaram-se diversas Cerimônias de Chá em grupo – Shichijishiki: San’yû–no-shiki, Hira-kagetsu, Shaza, Ichi-ni-san-no-shiki e Koichatsuki-kagetsu.
Na pequena sala de quatro tatames e meio foi servido o chá forte (koicha), com doces em forma de ginkgo.
Na outra sala, de seis tatames, experimentamos a hospitalidade do tenshin através da refeição caseira, cheia de sabor sazonal, que consistia em um tipo especial de sopa e três acompanhamentos (ichijû sansai 一汁三菜).
Na sala com cadeiras, ao estilo ocidental, tinha-se um ambiente de harmonioso frescor, através da combinação da tigela de vidro Giyaman, com a caldeira em forma de Monte Fuji (Fuji-gama), e o chá leve (usucha), servido com um doce, feito por um de nossos membros, que remete ao tema verão, em formato de gota de chuva, translúcido e refrescante devido à gelatina a base de alga usada em sua confecção.
Dezembro de 2019