“Todo dia é um bom dia!”
Haruko Sôsei Hartmann-Ogasawara
Havia pensado em “A Pandemia dos Insights” como título, pelo fato de o período de confinamento ter me inspirado ideias formidáveis, apesar da circunstância insólita em que vivemos nestes últimos meses.
Uma delas foi a interação com alunos e mestres de meditação e de Qi Gong (exercícios para o cultivo da energia) da Medicina Tradicional Chinesa, que resultou num projeto de pesquisa sobre o trabalho conjunto da meditação da Atenção Plena com os movimentos terapêuticos, com o objetivo de beneficiar duplamente a nossa saúde. “Meditando & Exercitando” também teria sido um título adequado, pois é a rotina que tem me acompanhado ao longo deste isolamento.
Para prosseguir com o estudo, renunciei a todo tipo de distração que o mundo exterior possa oferecer e me restringi ao uso do e-mail como meio de comunicação, a fim de justamente poder aproveitar esse “retiro” forçado pela pandemia e focar no que me importa no momento.
Esta e demais experiências, produtivas e profundas, me confirmam que cada dia é um presente, um “bom dia” para cada desafio que surge aparentemente do nada. Daí o título “Todo dia é um bom dia” (Nichi nichi kore konichi), com uma reverência à sabedoria Zen e aos Mestres que nos privilegiam no Caminho.
Boa Continuação a todos!
Gasshô! (Com reverência)