Shôgo Chaji de 9 de agosto
Nesse dia, o Shôgo chaji da anfitriã Verônica foi realizada na sala Hakuei-an. Com suas amigas, teve um momento de harmonia com o tema “amizade – yûjô” (友情). O que se segue são as impressões dessa ocasião.
IMPRESSÕES DA CONVIDADA PRINCIPAL – SHÔKYAKU – Anete Tanahara Kuba
Agradeço do fundo do coração, pela permissão da minha participação de tão Nobre Cerimônia o Shôgo Chaji!
Muito honrada como primeira convidada shôkyaku.
Para mim foi vivenciar a expressão máxima do Caminho do Chá, sentindo profundamente os princípios do: Wa, Kei, Sei, Jaku – Harmonia, Respeito, Pureza e Tranquilidade, através da beleza, elegância e simplicidade!
Senti o espírito de preparação dos nossos mestres: Sôiti Hayashi Sensei, Sôkei Hayashi Sensei e Sôen Hayashi Sensei
E o espírito de preparação da anfitriã Verônica Nagae e sua assistente Lídia Kohatsu, desde a confecção do convite especial com o tema: “Gratidão à amizade desejando sorte!”
Os cuidados na escolha das caligrafias, chabana e dos utensílios utilizados!
Após o encerramento, meu coração saiu pleno de gratidão, alegria e iluminado!
Muito obrigada a todos, por este Nobre aprendizado!
IMPRESSÕES DA SEGUNDA CONVIDADA– JIKYAKU – Lina Tiemi Neves
O encontro do chá foi um momento único.
Como foi a primeira participação no chaji, fiquei curiosa e ansiosa de como seria no momento e de como teria que agir na entrada com os cumprimentos e principalmente no kaiseiki .
Mas foi tudo maravilhoso, fiquei impressionada com os detalhes da preparação realizada pela anfitriã e com o auxílio da hantô para nos receber. No kaiseiki , senti que a refeição foi preparada e servida com muito cuidado e carinho e com utensílios especiais, e foi tudo maravilhoso com a orientação calma e tranquila do Hayashi Sôichi sensei .
Foi especial o momento da purificação com o som da pena deslizando no tatami .
Gratidão Hayashi Sôichi sensei pelas orientações e as colegas pelo momento único que envolveu meu coração.
IMPRESSÕES DA TERCEIRA CONVIDADA – SANKYAKU – Luiza Hayashida
No início estava muito ansiosa e preocupada pois não sabia como seria e não consegui gravar as falas.
Contudo, depois que iniciou achei tudo maravilhoso.
Quero agradecer a preparação, desde o convite, pois tudo foi muito bem preparado. A comida também estava uma delícia!
Senti muita paz, alegria, harmonia e tranquilidade.
IMPRESSÕES DA ÚLTIMA CONVIDADA – TSUME – Ivete Hinae Pereira
Foi um dia maravilhoso. Estava apreensiva, pois seria a primeira vez que participaria do chaji. Fiquei preocupada com a conversação e se tudo sairia como deveria ser, mas tudo foi maravilhoso, com a recepção da anfitriã impecável e do auxílio da assistente nos bastidores.
A refeição kaiseki estava deliciosa e os utensílios muito bonitos. Gostei muito do momento do carvão e purificação do tatame.
Gratidão pela orientação com muita calma do Hayashi Sôichi sensei, nos conduzindo e explicando sobre tudo, pois era tudo novidade.
Muita gratidão por ter tido a permissão de participar e continuar trilhando o caminho do chá.
IMPRESSÕES DA ASSISTENTE – HANTÔ – Lídia Kohatsu
Com muita alegria e gratidão, vivenciei um Chaji!
Fui assistente da anfitriã.
Foi emocionante, cada momento de aprendizado na preparação.
O espírito de servir com alegria no coração!
Agradeço a Deus, a professora Sôen e ao mestre Sôichi pelo carinho e atenção a todos nós!
IMPRESSÕES DA ANFITRIÃ – TEISHU – Verônica Hayako Nagae
No chaji, cerimônia de chá formal, pude sentir na função de anfitriã que desempenhei, que na cultura japonesa, o Chadô é uma arte composta pelas principais artes japonesas como a caligrafia, a pintura, o aroma, a flor do chabana, a vestimenta, o paisagismo, a culinária, a cerâmica e a arquitetura. E ainda, a arte de receber bem, a hospitalidade.
Além disso, a história do Japão, comparada à do Brasil, é bem antiga com mais de mil anos. O seu desenvolvimento e progresso alcançados, me faz pensar que se deve a firme e forte fé dos japoneses em Deus e não seria exagero dizer que a tecnologia japonesa atual pode ser considerada a número um do mundo. Eu acho que tudo isso se deve à fé e, por esse motivo, Deus os protege e os encaminha na direção correta.
Para mim, o chaji não foi apenas um momento de chamar convidados e recepcioná-los. Foi um momento de apreciar a arte em suas variadas formas e aumentar o conhecimento. Foi um momento de degustar a refeição preparada com todo carinho e amor, e se deleitar com o ambiente caloroso que emana de cada momento entre o anfitrião, o assistente e os convidados.
A orientação precisa e detalhada dos professores foi imprescindível, pois me proporcionou muita tranquilidade. Agradeço sinceramente aos dois.
Esse chaji foi para mim uma valiosa experiência.
Muito obrigada!
Outubrode 2021